Apresentada ao Conselho Superior, gestão de riscos é tema de palestra para todos os servidores
Foi realizada na segunda-feira (10) para os membros do Conselho Superior de Administração do Tribunal de Contas (CSA/TCE-RO) apresentação sobre gerenciamento e gestão de riscos, feita pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Salvatore Palumbro.
A mesma temática foi explorada em palestra, também realizada na segunda-feira, às 12 horas, no auditório, para todos os servidores. Essas atividades foram destinadas à elaboração e implantação do Sistema de Gestão de Riscos do TCE de Rondônia, sob a coordenação da Corregedoria-Geral.
Para tanto, além da palestra, Palumbro também ministrou um workshop sobre gestão de riscos, entre os dias 11 a 13, para servidores que atuam em cargos estratégicos no Tribunal de Contas.
MEMBROS
Aos membros do CSA, o palestrante falou da importância de se realizar na administração pública o gerenciamento de riscos. De modo particular, citou a atuação dos Tribunais de Contas, especialmente para a função de prestar uma informação confiável não só aos jurisdicionados, mas à sociedade.
Trabalhando com essa temática desde 2012, Palumbro destacou fatores que são passíveis de gerar problemas para a administração pública. “E é nesse contexto que os Tribunais de Contas devem atuar”, observou o palestrante, acrescentando benefícios da gestão de riscos para o monitoramento, a governança e a transparência do setor público.
Em sua exposição, o especialista também explicou o que são riscos e como é possível controlá-los. Citou também a necessidade de haver uma mudança de atitude na organização, uma vez que os riscos, quando não gerenciados adequadamente, ameaçam o atingimento dos objetivos da instituição.
Ao final, o presidente do TCE-RO, conselheiro Edilson de Sousa Silva, agradeceu a presença e disposição do palestrante para explanar sobre tão importante assunto, desejando que todos os servidores possam aproveitar os ensinamentos trazidos por ele.