Corregedoria

Corregedoria realiza reunião sobre o projeto do Plano de Integridade do TCE-RO

Na manhã da última segunda-feira (4/4), o Conselheiro-Corregedor Edilson de Sousa Silva, juntamente com a equipe da Corregedoria, reuniu-se com os Secretários Paulo Ribeiro de Lacerda (Secretaria Executiva da Presidência), Marcus Cézar Santos Pinto (Secretário-Geral de Controle Externo), Cleice de Pontes Bernardo (Secretária-Geral de Administração), Hugo Viana (Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação) e o Coordenador Igor Tadeu de Carvalho (Escritório de Projetos), com o objetivo de apresentar uma visão geral do projeto que estará contemplado no Plano de Área da Corregedoria para o Ciclo 2022/2023.

Trata-se do Plano de Integridade, componente fundamental do programa que contemplará os riscos de integridade mais relevantes da organização, a partir de eixos temáticos que devem ser priorizados em processos de trabalho sensíveis, com avaliação e medidas de tratamento dos riscos e os respectivos responsáveis.

Além do Plano de Integridade, o programa prevê a definição das diretrizes e política de gestão da integridade, e ainda a constituição de uma instância interna de monitoramento contínuo.

Segundo o Manual para Implementação de Programa de Integridade da Controladoria Geral da União (CGU), o risco de integridade é caracterizado por vulnerabilidades organizacionais que podem favorecer ou facilitar situações de quebra de integridade.

A gestão da integridade é considerada boa prática de governança e o plano reúne em um instrumento único e sistematizado as diversas iniciativas de prevenção de “quebra de integridade”, a partir e identificação e análise de riscos em processos sensíveis e de um monitoramento contínuo que deverá ser implementado.

PLANO ESTRATÉGICO

Promover uma cultura de integridade, por meio de políticas e instrumentos de gestão da integridade, está diretamente ligado à missão e aos valores do TCE, assim como ao Eixo Estratégico “Avaliar a Governança e a Gestão Pública com o viés de fortalecer os mecanismos de integridade e combate à corrupção” (PE 21/28).

A Corregedoria Geral espera fomentar e incentivar os valores e a cultura ética no âmbito do TCE-RO, por meio da implementação de instrumentos de gestão da integridade e da criação de instâncias internas de integridade – responsável pelo acompanhamento, monitoramento e gestão das ações e medidas a serem definidas.

Em razão disso, o apoio e engajamento de todas as áreas é fundamental!

Botão Voltar ao topo