Servidores convidados a responder pesquisa sobre o uso das redes sociais
O Grupo de Trabalho do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB) convida todos os servidores do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas para responder questionário sobre “Uso de redes sociais”, que terá como objetivo a construção de um guia de comportamento ético nas mídias digitais.
Conforme destaque o GT, as redes sociais desempenham um papel fundamental na era digital, que revolucionou a maneira como nos comunicamos e interagimos diariamente. No entanto, é essencial reconhecermos as implicações éticas e responsabilidades que acompanham o uso dessas plataformas.
Com o intuito de promover um ambiente on-line ético, responsável, respeitoso e transparente no âmbito dos Tribunais de Contas, o GT Uso das Redes Sociais pretende propor, ao IRB e a todos os Tribunais de Contas, um guia abrangente que servirá como referência para o comportamento no mundo virtual.
Para tanto, o grupo elaborou um questionário que aborda tópicos relacionados ao uso adequado das redes sociais, como a responsabilidade pelos conteúdos divulgados, o respeito à privacidade de terceiros, transparência na divulgação e impacto da presença digital na reputação institucional.
Ao final, o participante é convidado a deixar suas sugestões e comentários que certamente contribuirão para aprofundamento da questão.
O GT garante a confidencialidade das respostas e solicita que o preenchimento seja realizado até o dia 29 de maio.
O guia pretendido será divulgado e disponibilizado durante a realização do Encontro Nacional das Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCO), em setembro deste ano.
O GT Uso das Redes Sociais do Comitê do IRB agradece antecipadamente pela participação e engajamento. E lembra: a construção de um ambiente on-line ético, responsável, respeitoso e transparente é uma responsabilidade coletiva.